A Biblioteca Universitária da Unoesc disponibiliza este espaço a fim de promover junto aos usuários informações sobre os benefícios que a biblioteca oferece aos acadêmicos, dicas de livros, novidades e outros temas importantes, mantendo assim, nosso público satisfeito e bem informado. Sugerimos a todos os visitantes que participem, comentando os eventos, indicando sugestões e compartilhando conosco aquilo que esperam deste espaço. Cordialmente, Equipe Biblioteca

quinta-feira, 29 de abril de 2010

PROJETO GUTENBERT

UNESP disponibiliza livros digitais grátis

A iniciativa faz parte da Coleção Propg Digital, que reúne obras das áreas de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Segundo a instituição, essa é a primeira vez que uma universidade brasileira publica conteúdo de suas pesquisas nesse formato.

Para acessar o conteúdo, publicado pelo selo Cultura Acadêmica, é necessário o acesso http://www.culturaacademica.com.br/
Projeto Gutenberg - coleção unitária de livros eletrônicos disponibiliza centenas de obras, em vários idiomas, com acesso gratuito.

Através do link: http://www.gutenberg.org/browse/languages/pt é possível ter acesso a mais de 50 títulos em língua portuguesa

Obras raras podem ser consultadas pela internet

Trabalho é feito por robô que ‘lê’ 2,4 mil páginas por hora.

Para quem temia que os livros sumiriam na era da internet, uma boa notícia: o tradicional e o virtual viraram aliados. A biblioteca brasiliana Guita e José Mindlin está sendo digitalizada. O acervo é um tesouro formado durante 80 anos por José Mindlin, de 94 anos. E ele está doando tudo.“A idéia da biblioteca ser parte da universidade e ser pública prevaleceu desde o início. Eu sou, durante todos esses anos, conservador dos livros, guardião dos livros”, diz ele.

Agora, esses livros começam a se transformar em páginas virtuais. Quem faz esse trabalho é um robô que “lê” 2.400 páginas por hora. Três mil documentos já podem ser acessados pelo computador.

Mas a biblioteca virtual brasiliana será muito mais do que isso. São 25 mil títulos. Livros feitos no Brasil e sobre o Brasil, preciosidades desde o século 16. Entre eles, estão a primeira edição do livro de viagens de Hans Staden, a primeira dos 17 volumes dos sermões do Padre Antonio Vieira, as primeiras edições dos livros de Machado de Assis, muitos autografados. Os brasileiros terão acesso a tudo isso gratuitamente, via internet.

A primeira edição de “Helena”, de Machado de Assis, tem uma dedicatória a um amigo e já está na rede. Textos produzidos no século 19, na época da abolição, também. Todas essas raridades estão disponíveis do site da biblioteca (www.brasiliana.usp.br).

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Eventos

No decorrer deste ano muitos eventos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação acontecerão no Brasil e no Mundo.

Nas listas de e-mails circula a divulgação de dois importantes eventos:

XXIX Painel de Biblioteconomia em Santa Catarina - tem como tema TECNOLOGIAS E PESSOAS: a base de inovação em gestão da informação e acontecerá nos dias 11 e 12 de junho. O evento está aceitando submissão de trabalhos até o dia 10/04/2010.


XVI SNBU - com o tema "Onde estamos, aonde vamos" , o evento acontecerá de 17 à 22 de outubro e também está aceitando submissão de trabalhos, até o dia 15/04/2010.

sexta-feira, 16 de abril de 2010