A Biblioteca Universitária da Unoesc disponibiliza este espaço a fim de promover junto aos usuários informações sobre os benefícios que a biblioteca oferece aos acadêmicos, dicas de livros, novidades e outros temas importantes, mantendo assim, nosso público satisfeito e bem informado. Sugerimos a todos os visitantes que participem, comentando os eventos, indicando sugestões e compartilhando conosco aquilo que esperam deste espaço. Cordialmente, Equipe Biblioteca

Direitos Autorais

Sobre o CTS

O CTS é o Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro. Sua missão institucional é estudar as implicações jurídicas, sociais e culturais advindas do avanço da tecnologia da informação, desenvolvendo projetos relacionados àquelas áreas. O termo "sociedade" denota, assim, a abertura disciplinar do CTS para as áreas não jurídicas. No campo específico do direito, o CTS desenvolve estudos e projetos principalmente nas seguintes áreas:
  • Propriedade Intelectual
  • Software Livre
  • Governança da Internet
  • Privacidade na Internet
Em todos estes campos, o foco do CTS é sempre de fomentar a inovação. Neste sentido, o CTS desenvolve atividades de pesquisa e consultoria para órgãos públicos e entidades privadas, contribuindo para a formulação de políticas públicas e para a implantação de práticas privadas inovadoras. Em parceria com o programa FGV Online, o CTS inova também nos meios pelos quais a educação jurídica acontece, oferecendo o programa Direito Online, de cursos à distância sobre temas relevantes e atuais, abrangendo todas as áreas do direito, formulados através dos mais sofisticados métodos de interação e disseminação de conteúdo.


Sobre o NEDAC

Apresentação

O NEDAC – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito, Artes e Políticas Culturais – é vinculado ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e constitui-se como foro multidisciplinar e multi-institucional de pesquisa. Nesse sentido, agrega diferentes instituições acadêmicas e, ao agrupar pesquisadores de formação e vinculação variada, estabelece diálogos entre as diversas disciplinas, sempre com o objetivo de aprofundar o conhecimento, de maneira compreensiva e sistemática. Com esse intuito, o NEDAC reúne pesquisadores ao redor das convergências entre Direito, Artes e Políticas Culturais, onde são transversais questões sobre tecnologia e desenvolvimento. Desse modo, as pesquisas são organizadas a partir de três vetores principais: “Políticas Públicas Culturais”, “Artes e Acesso à Cultura”; “Direitos Autorais, Economia da Cultura e Interesse Público”. Atento ao contexto sócio-econômico contemporâneo e às organizações sociais, o NEDAC dedica-se, portanto, à pesquisa científica, reflexão crítica e elaboração teórica, de forma a promover um debate mais amplo e democrático sobre as relações entre o acesso à cultura e os direitos autorais.


Sobre o GP Cult

O Grupo de Pesquisa em Direitos Autorais e Acesso à Cultura (GP-Cult) é vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais, do Instituto Três Rios (ITR), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sendo Coordenado pelo Professor Dr. Allan Rocha de Souza. Suas ações são voltadas para a investigação acadêmica e científica dos problemas jurídicos, a formação de jovens talentos, o aperfeiçoamento e difusão da pesquisa, sempre em uma perspectiva interdisciplinar. As pesquisas deste grupo concentram-se nas situações jurídicas constituídas a partir da interseção entre Direito, Cultura, Tecnologia e Artes e exploram os conflitos entre os direitos fundamentais de acesso à cultura e os direitos autorais.


Sobre O Gpopai

O Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação tem sede na Universidade de São Paulo e se dedica à investigação dos efeitos das novas tecnologias para a produção, distribuição e consumo de bens culturais e educacionais, bem como à investigação de temas relacionados à propriedade intelectual, com ênfase nos seus impactos sobre o acesso à informação, à cultura e ao conhecimento. A pesquisa em curso é financiada pela Fundação Ford e pelo Ministério da Cultura.


Novo - Boletim de Direito Autoral do GEDAI - ABRIL/2011

Meus Caros

O Grupo de Estudos de Direito Autorais e Informação GEDAI/UFSC acaba de lançar seu boletim de ABRIL de 2011. Este é o segundo ano do Boletim do GEDAI e gostaríamos de compartilhar nossa satisfação, bem como agradecer aos pesquisadores que nos enviaram suas contribuições nas diversas temáticas acerca do Direito Autoral e Informação.


Trata-se de um veículo de divulgação da linha de pesquisa sobre Direito da Sociedade da Informação e Propriedade Intelectual do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGD/UFSC com o intuito de promover os debates sobre Direitos Intelectuais.