A Biblioteca Universitária foi implantada com o objetivo de auxiliar na vida acadêmica dos alunos. Com isso apresentamos aqui um pouco da nossa história.
1971 - A Biblioteca da Fuoc teve sua origem na primeira Biblioteca do Colégio Frei Rogério.
1972 - Foi transferida para o Colégio Cristo Rei onde utilizou o acervo do colégio para uso dos alunos da Fuoc.
1987 - A Biblioteca Central foi transferida para o 1º andar do Bloco I, ocupando uma área de 90 m², ainda que em instalações provisórias. Nessa ocasião, houve a incorporação do acervo de Ciências Jurídicas. Contava com cerca de 4.000 mil volumes e 12 lugares para estudo. São estabelecidas as linhas gerais da nova estrutura da Biblioteca da Fuoc.
1988 - Em Janeiro, foi transferida para o 2º andar do Bloco II, ocupando uma área de 160 m², continuando em instalações provisórias.
1989 - Adquire-se junto a FGV-Fundação Getulio Vargas o direito de uso do Sistema Micro-Isis, com a finalidade de automatizar o acervo da Fuoc.
1991 - É apresentado o plano de construção da Biblioteca da Unoesc-Joaçaba pelo bibliotecário Alvarito L. Baratieri ao Reitor Aristides Cimadon.
1993 - Em março, foi concluído o prédio da Biblioteca e, em abril iniciou-se a transferência com a inauguração em 10 de abril, marcando uma nova etapa na vida acadêmica da Universidade do Oeste de Santa Catarina.
1997 - Em abril, foi instalada a rede mundial de computadores (internet) na Biblioteca Universitária da Unoesc marcando uma nova forma de acesso à informação científica.
1998 - Negocia-se o Sistema PERGAMUM de automação de Bibliotecas, da PUC-PR, o qual foi implantado em todos os Campi da Unoesc. Disponibiliza-se na internet a Biblioteca On-line da Unoesc, para recuperação de informações de livros, e outros serviços no seguinte endereço: http://www.unoesc.edu.br/biblioteca.
2002 - Expansão da Biblioteca Universitária com a ampliação do 1º e 2º pavimento do bloco novo ao lado do Hotel Farol, onde foram instaladas salas de estudos, estantes de acervo no primeiro bloco e no segundo bloco o setor de Referência, Periódicos e Audiovisual que foram disponibilizados para os usuários, totalizando uma área de 1.710,29 m². Implementa-se o Serviço de Comutação Eletrônica – COMUT on line e com a BIREME-Centro Latino Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde. É implantada no Campus II a Biblioteca Setorial.
2005 - Ampliação da Biblioteca Setorial do Campus II para atender alunos da área da saúde e engenharia.