Música
O artigo “Hermeto Pascoal: experiência de vida e a formação de sua linguagem harmônica”, de Fausto Borém, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Fabiano Araújo, da Universidade Federal do Espírito Santo, é um estudo panorâmico sobre a trajetória musical e a formação das linguagens do compositor, arranjador e multi-instrumentista. Hermeto Pascoal, ao longo de suas fases musicais, usava linguagens que são geralmente associadas, na música erudita, ao tonalismo, modalismo, atonalismo, polimodalismo, paisagem sonora e música concreta. É observado no ensaio como elementos de sua experiência de vida (cultural, social, religiosa e profissional) podem ter influenciado a combinação vertical de sons na sua criação musical, bem como a sua proposta e utilização de conceitos como música universal, cifragem universal, música da aura, música dos ferros e método do corpo presente.
O artigo “Hermeto Pascoal: experiência de vida e a formação de sua linguagem harmônica”, de Fausto Borém, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Fabiano Araújo, da Universidade Federal do Espírito Santo, é um estudo panorâmico sobre a trajetória musical e a formação das linguagens do compositor, arranjador e multi-instrumentista. Hermeto Pascoal, ao longo de suas fases musicais, usava linguagens que são geralmente associadas, na música erudita, ao tonalismo, modalismo, atonalismo, polimodalismo, paisagem sonora e música concreta. É observado no ensaio como elementos de sua experiência de vida (cultural, social, religiosa e profissional) podem ter influenciado a combinação vertical de sons na sua criação musical, bem como a sua proposta e utilização de conceitos como música universal, cifragem universal, música da aura, música dos ferros e método do corpo presente.
Edição Impressa 181 - Março 2011